26 JAN 2017
tags: orquídea

Como fazer um arranjo de terra com orquídeas

Há plantas que crescem na terra, como a maioria das que conhecemos. Existem outras que preferem se desenvolver usando as árvores de apoio – alô, avencas, samambaias e muitas muitas orquídeas. E há plantas que são "flex", tipo carro que funciona a álcool ou gasolina, manja?

Para fazer esse arranjo no tacho que apareceu no Mais Cor, Por Favor, as mini Phalaenopsis foram plantadas num cantinho cheio de musgo esfagno, enquanto todas as outras plantas ficaram no substrato para mudas, levinho e bem adubado. Ao longo dos meses, as orquídeas certamente vão soltar novas raízes e irão buscar "comidinha" no substrato da Forth Jardim, mas como essas plantas são "flex", se ficarem em contato com um pouquinho de terra não há mal nenhum.

E o que são essas mini Phalaenopsis de Chengpin Orquídeas? Para tudo! Cada flor é do tamanho de uma bolinha de ping-pong! Detalhe pro destaque que elas ganham tendo ao fundo as folhagens escuras das calatéias e da ginura, as maravilhazinhas verdes e roxas produzidas por R.Acosta Plantas Ornamentais. Os dois produtores, aliás, comercializam pelo Veiling Holambra, então, vai ser fácil encontrar essas espécies em gardens de todo o país. O musgo verdinho e vivo que faz acabamento vem de outro parceiro amado, a Chácara Tropical, que está comigo desde a primeira temporada e já é minha casa no Rio de Janeiro. E o musgo esfagno, aquele que serve de "caminha" para as orquídeas, foi fornecido pela Anahí Embalagens e vai garantir que o arranjo todo fique úmido por mais tempo.

Se você fizer igual em casa, só fique atento às regas: molhe bem, em abundância, dê uns dez minutos para as plantas absorverem bem a água, e então tombe o tacho devagarinho para escoar o excedente da rega. Cuidado redobrado sempre com base de arranjo que não tem furo embaixo, tá? Fazendo assim, caprichado, uma vez por semana, as plantas ficarão lindas por muito tempo – e essas orquidinhas aguentarão floridas por até três meses perto de uma janela com muita claridade.

Categorias