04 MAI 2015
categoria: Dicas práticas
tags: horta

3 passos para acertar na horta desde o começo


Você já reservou um dia para plantar, comprou terra e luvas de jardinagem e está a meio passo de começar uma horta em casa. Que bom! Mas, ó, deixa eu te dar 3 dicas. É que depois de eu ter feito os vídeos da websérie #MinhaHorta, para a Isla Sementes, descobri que a gente sempre esquece alguma coisa em cima da hora. Então, pra te ajudar, aqui vai um check list da sua primeira horta:

1. Certifique-se de que tem tudo à mão
A maioria das pessoas só pensa nas plantas, mas elas entram no último passo da montagem da horta. Antes disso, você vai precisar de um lugar onde plantar (canteiro, vaso ou jardineira), areia, terra vegetal, composto orgânico ou húmus de minhoca, vermiculita, pá de jardinagem, plaquinhas de identificação, borrifador e regador. Caso faça a horta em vasos, acrescente à lista de materiais também algo para a camada de drenagem: valem argila expandida, brita, pedrisco, caco de telha e até bandejinhas de isopor.

2. Decida em quanto tempo quer colher
Começar uma horta com mudas é mais rápido, mas também acaba logo, já que a maioria das espécies tem ciclo de vida curto, de mais ou menos seis meses. Como as mudas já têm uns três meses de vida quando a gente compra, você vai ter só mais uns meses pra brincar de fazendeiro. Se preferir acompanhar sua horta desde o primeiro par de folhinhas, opte por usar sementes – aqui tem um vídeo com o passo a passo da semeadura, pra você acertar o berçário das suas sementes.

3. Plante junto espécies que espantam pragas
Tudo bem que você quer colher alface e couve, mas se não tiver por perto alguma planta inseticida ou repelente, vai ter de brigar dia a dia com lesmas, lagartas, cochonilhas e outras pragas. A tagetes, por exemplo, é uma flor muito usada para repelir pulgões: ter algumas mudas dela no meio da horta é economizar no inseticida. Capim-limão afasta pernilongos, boldo evita formigas e capuchinha atrai as lagartas só pra ela, poupando outras espécies de serem devoradas. Já as cochonilhas você evita mantendo o espaçamento correto entre as plantas, como eu mostro neste vídeo da websérie #MinhaHorta.

Agora que você já está com tudo pronto, inclui aí na lista o celular, pra tirar uma foto linda da sua horta e marcar o Instagram da @islasementes com #minhahorta. Tô doida pra ver como ficou seu cantinho verde! Mostra! Mostra! Mostra!

Categorias