08 OUT 2012
categoria: Dicas práticas
tags: borboleta

Tenha um jardim de borboletas

A primavera acaba de chegar e, com ela, a temporada de borboletas. Esses insetos coloridos não são apenas bonitos – sem eles, as plantas não conseguiriam espalhar suas mudas. Isso porque, como as abelhas e os besouros que se alimentam de néctar, as borboletas levam em suas patinhas o pólen que fertilizará outras flores, permitindo que elas gerem sementes e novas plantas. Não é preciso ter um grande jardim para atrair borboletas: basta conhecer os truques básicos.

- Cultive flores da cor do sol
Ao compor seu cantinho verde, invista nas cores solares – amarelo, vermelho e laranja. Esses tons são melhor enxergados pelas borboletas, tornando suas flores mais visitadas. As espécies preferidas delas, aliás, são vinca, cravina, girassol, gerânio, calêndula, margarida e crisântemo.

- Faça uma barreira contra o vento
Se as plantas estão em vasos, basta colocá-las num ambiente arejado, em que bata sol, mas não vente muito. Quem tem espaço para cultivar uma horta ou jardim maior pode plantar buxinho ou pingo-de-ouro próximo às flores, para barrar o vento e manter os "visitantes" por mais tempo.

- Jogue os agrotóxicos no lixo
Insetos e passarinhos são os animais mais sensíveis aos desequilíbrios que os produtos químicos pesados causam ao meio ambiente. Não à toa eles são os primeiros a desaparecer quando o ambiente fica contaminado. Para combater as pragas em suas plantas, prefira as receitas caseiras feitas com ingredientes naturais.

Foto gentilmente cedida por José Eduardo Camargo.

Categorias